RELATÓRIO:
PROJETO TARTARUGAS
Profª: Catiane Nunes
Turma envolvida: Maternal
Faixa Etária: 3-4 anos
Surgiu:
O projeto tartarugas surgiu de uma brincadeira realizada com a turma que envolvia uma música do Cd do Beto Hermann cujo tema é a preservação da natureza, os alunos tinham que identificar de que bichinhos tratava a música e eles falaram na tartaruga.
Justificativa:
O projeto tartarugas buscou esclarecer algumas indagações dos alunos assim como construir junto às famílias o prazer de participar junto aos seus filhos das atividades desenvolvidas na sala.
Objetivos:
- estudar algumas questões acerca da vida das tartarugas;
- estabelecer junto às famílias uma comunicação mais intensa,
- construir junto às crianças o prazer de ler em busca de novas aquisições,
Material de apoio:
Tnt, papel jornal, CDs,DVDs,televisão, som, livros, material da internet, amostras de materiais(tartarugas).
Indagações:
- Jacaré come tartaruga?
- O que a tartaruga come?
-Tartaruga tem dente?
Conteúdos procedimentais:
- Confecção de uma tartaruga de pano,
- confecção de um livro sobre a vida das tartarugas,
- audição de músicas relacionadas com o tema em estudo,
- assistir filmes relacionados com o tema de estudo,
- coletar informações acerca do tema,
- observar materiais como: casco da tartaruga, tartarugas vivas entre outros,
- construção de noções de quantidade, maior, menor, mais menos.
Conteúdos atitudinais:
- valorização e cuidado com os materiais confeccionados,
- esperar a vez de falar,
- estabelecer uma melhor integração entre escola e família,
Conteúdos conceituais:
- vida das tartarugas
- o que comem
- onde vivem
- como se reproduzem
- quantidade
- construção da identidade da tartaruga
Um pouco de nosso trabalho...
A partir das primeiras indagações, propus que fizéssemos uma tartaruga de pano cheia de papel jornal dentro. A atividade, era fazer o máximo de bolinhas possíveis para encher a tartaruga.
No dia seguinte, a tartaruga ganhou um nome virou a Janessa e o aluno Bernardo não queria largar o bichinho por nada. Por onde andava levava a tartaruga, inclusive muito orgulhoso saiu pela escola a mostrá-la para os outros colegas das demais turmas.
Bom, então, mandamos um bilhetinho pra casa pedindo informações sobre a vida das tartarugas. E as famílias responderam com muita rapidez favorecendo o desenvolvimento do estudo e fazendo com que as crianças ficassem ainda mais interessadas.
Neste momento surgiu a idéia de fazer um livro em que as famílias juntamente com as crianças registrassem essas pesquisas e a visita da Janessa em suas casas já que todo mundo queria levá-la para casa.
O Bernardo e a Fabrine já haviam levado a tartaruga pra casa então estabeleci que fosse respeitada a ordem alfabética de seus nomes pra a visita da Janessa. A Fabrine indagou: O que é ordem alfabética? Então, expliquei que era a ordem das letrinhas no alfabeto e que primeiro vinha o A,B,C e que por isso seria a Antônia quem primeiro levaria o livro e a tartaruga pra casa.
As famílias colocaram pesquisa, fotos deles com a tartaruga foi um sucesso!
O interessante é ver como depois de todas as leituras, observações e estudo eles sabem explicar para quem chega, em nossa sala o que é o plastrão e a carapaça, que elas nascem dos ovinhos colocados na praia, que elas não tem dente, mas a boca delas é bicuda e que este bico ajuda com os alimentos. Entre outras coisas como o jacaré come tartaruga e que elas comem algas.
Durante este projeto as crianças ficaram ainda mais amigas e unidas e o interesse pelo estudo dos bichinhos cada vez mais crescente. Apesar de ser uma turma de crianças bem pequenas em que a faixa etária está entre 3 e 4 anos nosso trabalho foi muito bom e serviu como estímulo para os demais trabalhos que vieram depois.
Quando existe o interesse das crianças realmente a pesquisa ocorre de forma natural quando notamos o projeto construiu-se por ele mesmo.
Encerramento:
Como encerramento desta proposta, realizamos um passeio ao museu oceanográfico para observação das tartarugas marinhas das quais tanto conversamos em nossas rodas, esta despertou o interesse deles por suas patas serem parecidas com remos facilitando a natação.
O projeto tartarugas foi um projeto de sucesso que apesar de muito simples envolveu toda a comunidade escolar família, demais colegas da escola e os alunos do maternal que adoraram este estudo.
ADOREI SEU PROJETO! MUITO RICO E COM ATIVIDADES BEM LEGAIS!
ResponderExcluirVOU USA-LO COMO INSPIRAÇÃO. MAS VOU SITAR SEU BLOG.. RSRS!
PARABENS!