Quem sou eu

Rio Grande, RS, Brazil
Sou Pedagoga e trabalho com séries iniciais e Pré-Escola. Adoro aprender e trocar experiências. Colegas interessados em divivir seus conhecimentos e suas ideias este aqui é o nosso lugar.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EMEI PROFェ EVA MANN
NIVEL II PROFコ Sabrina Nunes





PROJETO BICHONチRIO



SURGIMENTO

O projeto surgiu após os alunos assistirem o filme Barney no Zoológico, onde o grande atrativo foi ver os animais de verdade , animais que dificilmente poderíamos ver em nosso meio. Assim uma aluna ficou tão empolgada ao ver a girafa que , acredito, empolgou os outros. No mesmo momento percebi que ao fazer uma relação com a girafa e seu nome a aluna empolgava-se mais ainda . Então na rodinha começaram as curiosidades a respeito daqueles animais do filme e a relação com os nomes.


JUSTIFICATIVA

O projeto tem como finalidade desenvolver as potencialidades dos alunos acerca do assunto escolhido e trabalhar vários assuntos e questões que poderão surgir deste.
Assim pensamos em relacionar o nosso nome com o dos bichos ; já que havíamos trabalhado umas aulas antes com o livro Alfabetário(o qual fala das letras e das coisas),criamos o nosso livro o BICHONタRIO, o qual traz animais como referência para as letras do alfabeto, os alunos levam o bicho ex arara , pesquisam sobre ela e procuram ilustrar a pagina da letra A com animais que tem seu nome iniciado por essa letra.

OBJETiVOS

oportunizar um maior conhecimento de alguns bichos;
saber qual modo de vida destes bichos;
como se alimentam;
qual o tipo de pele
relacionar hábitos humanos com o modo de vida dos animais
fazer relação entre os seus nomes e os nomes dos animais
reconhecer seu nome
pesquisar sobre as curiosidades a respeito dos animais
desenvolver a responsabilidade com o Bichonário
propiciar momentos de troca entre o professor x aluno e aluno x família

CONTEレDOS

vida animal
tipos de habitat
idade
tamanho
formas
classe dos animais
alimentação
hábitos e atitudes
contato com o alfabeto
nomes própios
reciclagem
cores
quantidade
lateralidade


DESCOBERTAS

Dentre as descobertas que o projeto oportunizou à turma podemos descrever o conhecimento da vida dos animais, a comparação da vida dos alunos com a dos animais, o porque de cuidar os animais, respeitar e preservar-lós. Descobrimos que os nomes se parecem e que cada nome tem várias letras.



Metodologia:
desenho livre
massinha de modelar
recorte
colagem
dobradura
confecção de fantoches
leitura das pesquisas
pintura com o dedo
desenho com pincel
confecção do Bichonário
texto coletivo
ENCERRAMENTO Acontecerá ao término do alfabeto, logo ao término do livro Bichonário.

Um comentário:

  1. Estou encantada com o "mundo infantil". tenho um filho de seis anos que está na pré-escola e, também pelo fato de eu ser profissional da Educação, aumentei consideravelmente pelas atividades infantis. parabéns pelo teu blog e as atividades que desenvolves. Beijo.

    ResponderExcluir